Correio Popular Notícia


BELEZA
Você sabe escolher o shampoo para seu cabelo?

Data da notícia: 2015-02-10 18:54:30
Foto:

Conheça mitos e dicas para escolher o melhor shampoo para seu cabelo

Você lava a cabeça ou os cabelos? Quantos tipos de shampoo você tem no banheiro? Quando compra um shampoo, tem certeza de que é o mais adequado para o seu caso? Apesar de ser uma presença constante no dia a dia de qualquer pessoa, o shampoo é um produto que pode gerar muitas dúvidas e até prejudicar os cabelos se não for bem recomendado.

Para resolver as dúvidas mais comuns sobre o shampoo, a tricologista, especialista em Terapia Capilar e pioneira no assunto no Brasil, Patrícia Maciel, respondeu a algumas perguntas essenciais.

1)- Os fios precisam ser esfregados para que a sujeira se elimine ? Mito: O fio de cabelo nada mais é do que a parte morta da cabeça. Vivo é seu couro cabeludo ? e é a ele que você deve dar toda a atenção. Por isso, o couro deve receber o shampoo e ser suavemente massageado, em movimentos circulares, para ativar a circulação. É a partir do couro cabeludo que os fios receberão nutrientes para ficarem saudáveis, portanto, doenças do couro cabeludo, alergias e uso inadequado de produtos fazem seus cabelos cair.

2)- Shampoo limpa e condicionador hidrata? Mito: A função do shampoo é limpar, tratar e hidratar os cabelos, removendo o óleo e mantendo a umidade dos fios. ?Ao contrário do que muitas pessoas pensam, o condicionador não tem a função de tratar, mas sim de repor a oleosidade retirada pelo shampoo, que é importante para anular a tensão eletrostática dos fios?, explica Patrícia.

3)- Lavar os cabelos duas vezes é desperdício de produto? Mito: A primeira lavagem limpa e a segunda tem a função de tratar. A tricologista diz, inclusive, que cada lavagem pode ser feita com um shampoo diferente. ?Para a primeira espumada, deve-se escolher um shampoo neutro, mais leve. Pode até mesmo ser um shampoo infantil, de preferência sem conservantes e sem sal?. Já para a segunda espumada, ela recomenda um shampoo que tenha propriedades para tratar o cabelo, repondo minerais, regenerando, desengordurando ou nutrindo.

4)- Shampoo antirresíduos é ideal para uma limpeza profunda? Mito: ?O shampoo antirresíduo elimina o resíduo e também as propriedades do cabelo, como vitaminas, minerais e óleo. Por isso, o cabelo ele pode ficar fraco, sem brilho e danificado. A limpeza profunda deve ser feita apenas por um profissional, senão pode ser perigosa para a saúde dos fios?.

5)- Cabelo tinto é sinônimo de cabelo sensibilizado? Mito: O cabelo sensibilizado é aquele que quebra com facilidade, por ter sido exposto a sol, água salgada, vento ou outros fatores, como ter ficado preso com elásticos. ?Cabelo sensibilizado ou quebrado precisa de shampoo regenerador, com ativos como queratina, pantenol, vitamina A, murumuru e aminoácidos. Já o cabelo tingido necessita de produtos com antioxidantes, como vitamina E, óleo de semente de girassol, extrato de caviar ou óleo de argan.
Como escolher o melhor shampoo? Segundo a especialista, é melhor escolher um shampoo cujos princípios ativos não façam uma limpeza bruta, pois podem irritar o couro cabeludo e até prejudicar os fios. ?O melhor é comprar o shampoo no salão de beleza, pois o profissional vai poder orientar o que é mais adequado para cada cabelo?. Comprar shampoos de empresas conceituadas e que utilizem ativos naturais em suas formulações é outra maneira de garantir a qualidade do produto.

Qual o melhor shampoo para cabelos ressecados? Ele deve ter propriedades emolientes e nutritivas, com ativos umectantes (glicerina ou ceramidas), nutritivos (como o d?pantenol) e hidratantes (soja, ureia, algas marinhas e aloe vera ? também conhecida como babosa). Ativos como gergelim, macadâmia e damasco repõem a perda hídrica dos fios.

E para cabelos oleosos e secos? Procure ativos como argila, lama negra, alecrim, jojoba, vitamina C e jaborandi para os cabelos oleosos que são substâncias secativas e desengordurantes. Nos cabelos secos, é preciso repor os lipídeos, com ativos como abacate, manteiga de karitê, aloe vera, lanolina, calêndula e óleo de uva.

Como lavar os cabelos corretamente?
Antes de molhar o cabelo, recomenda penteá-los. Dessa maneira, você os desembaraça e ativa a circulação sanguínea. Depois de molhar a cabeça, com água fria ou morninha (nunca quente), imagine cinco pontos nela: são um central (na frente, acima do meio da testa), um no topo da cabeça, um na nuca (numa linha reta) e dois laterais (um de cada lado da cabeça). É nesses pontos que você aplicará uma pequena quantidade de shampoo. Para a cabeça toda, você usará a quantidade equivalente a uma moeda de um real.

Massageie o couro apenas com os dedos, fazendo movimentos circulares em toda a caixa craniana. Enxágue e repita a operação sem aplicar o shampoo diretamente nos fios. O produto será levado às pontas do cabelo pela água do enxágue e isso já é o suficiente para limpá-los e tratá-los. Após o segundo enxague, aplique o condicionador, massageando da raiz para as pontas, alinhando a cutícula do fio de cabelo. Enxague bem em todas as etapas. Finalize tirando o excesso de água com uma toalha. Com informações da Assessoria.



Fonte:






Noticia vista 1404 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.